Matéria Folha de S. Paulo: Laboratórios fazem pressão para que liberação de pesquisas siga acelerada | ABRACRO

Artigo dos jornalistas Renato Machado e Natália Cancian publicado em 23 de agosto de 2020 aborda o desejo do setor regulado para que a agilidade de análise apresentada para estudos de Covid-19 seja mantida e ampliada para as demais áreas terapêuticas.

“As instâncias regulatórias estão aprovando estudos em velocidade muito rápida. O que temos discutido é: precisa levar seis meses para analisar estudo de uma droga biológica, e para um estudo de Covid levar 72h?”, questiona Fernando Francisco, da Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica, citando o prazo máximo previsto em regras atuais, que vai de 90 a 180 dias.

“Temos possibilidade de melhorar, sem tirar a segurança do paciente”, diz ele, para quem o ideal seria análise em até 90 dias em todos os casos.

O pedido para que a rapidez nas análises seja incorporada de forma mais ampla no pós-pandemia tem ocorrido em conjunto com a pressão para aprovação de um projeto de lei que traz regras para a pesquisa clínica no país.

Leia e matéria a íntegra em https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/08/laboratorios-pressionam-anvisa-para-manter-ritmo-acelerado-de-aval-a-pesquisas-apos-pandemia.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa (login e senha podem ser necessários para a leitura da íntegra da matéria).

Deixe uma resposta