A Abracro é a Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica responsável pela grande mudança na reputação dessa área tão importante para a saúde no Brasil. Ela representa as ORPCs (Organizações Representativas de Pesquisa Clínica) e contribui para a melhoria dos processos e atividades do setor.
O que há alguns anos era visto como uma atividade que usava “cobaias” para testar novas substâncias, hoje é confirmado como um processo totalmente humanizado em que a prioridade é o ser humano, sua segurança e bem-estar. Essa virada começou com um grupo que atualmente soma 27 associados que juntos lutam pelos seus entraves em comum.
Ao longo dos últimos 17 anos, a Abracro elevou a representatividade das ORPCs junto à Anvisa e à Conep.
Hoje, são fonte para essas entidades que, pela rigidez dos processos e questões éticas, muitas vezes a consulta antes da publicação de uma nova norma. Além disso, também ganharam espaço para discutir melhorias de processos.
O resultado desse trabalho pode ser constatado pelo índice de estudos aprovados no Brasil, acompanhados pela Abracro. Desde 2010, foram 780, com aprovação, até o momento, de 72% deles.
Na outra ponta, a Abracro realiza eventos e workshops para aproximar o paciente e o público leigo dos profissionais da área. Falar com o público final nas redes sociais estabeleceu uma comunicação de mão dupla, uma oportunidade para interação rápida e segura.
Nossa missão
Promover educação continuada: treinar e educar profissionais para atuarem corretamente na pesquisa clínica, respeitando a ética e códigos de conduta. A Abracro acredita que o acesso ao conhecimento tem o poder de desmistificar a pesquisa clínica para a população, mostrando os seus benefícios.
Encorajar e apoiar a pesquisa clínica, tornando as ORPCs referência para os órgãos regulatórios.
Fomentar troca de experiências e contatos entre profissionais: promover um ambiente colaborativo onde as empresas se ajudam.
Disseminar informações do setor: reforçar a importância da pesquisa clínica no Brasil e no mundo.
Responsabilidade Social
A Abracro tem uma grande responsabilidade em garantir a capacitação dos profissionais da área. Por isso, viabiliza workshops com uma coparticipação simbólica para que todos tenham acesso.
Nesses encontros, o contato dos centros de pesquisa com a Anvisa é essencial para transformar as dúvidas do dia a dia em mais qualidade e assertividade no desenvolvimento dos estudos.
Todos os eventos realizados são sem fins lucrativos.
Princípios de Conduta Ética
A Abracro, Associação de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica (ORPCs) estabelecidas no Brasil, junto de suas associadas, contribui para o aperfeiçoamento dos processos regulatórios de pesquisa clínica no país, e estimulam o desenvolvimento de atividades científicas e de inovação ligadas ao setor de saúde e comprometem-se, na condução de suas atividades, a manter os seguintes princípios:
1. As associadas estão dedicadas à proteção e manutenção dos direitos e à segurança dos sujeitos participantes da pesquisa clínica.
2. As associadas respeitam a confidencialidade das informações obtidas dos sujeitos de pesquisa clínica.
3. As associadas realizam seus serviços com precisão e objetividade para garantir a segurança dos sujeitos de pesquisa e a integridade dos seus dados.
4. As associadas aderem a todas as normas e regulamentação vigentes, nacionais e internacionais, na condução da pesquisa clínica.
5. As associadas monitoram frequentemente as alterações nas normas e regulamentação e adaptam seus procedimentos para assegurar o cumprimento das mesmas na condução de pesquisas clínicas.
6. A Abracro e suas associadas expandem o conhecimento das boas práticas clínicas por meio de iniciativas educacionais apropriadas.
7. A Abracro garante uma postura neutra e sem discriminação quanto aos assuntos que envolvam os interesses de suas Associadas.
8. As associadas se comprometem a agir com honestidade e respeito, aderindo às boas práticas de governança corporativa, regidas pela transparência, tratamento igualitário e responsabilidade, inclusive na busca de funcionários que deve sempre ocorrer dentro dos padrões da ética. Ficam terminantemente proibidas atitudes contrárias a estes padrões. Estas práticas também são válidas para as empresas terceirizadas contratadas pelas Associadas.
9. As associadas mantêm a confidencialidade das informações de propriedade de seus clientes.
10. A Abracro e suas associadas rejeitam e condenam qualquer forma de suborno ou de corrupção e agem com integridade em todas as situações.