Vacinação de Monitores | ABRACRO

COVID-19

São Paulo, 21 de janeiro de 2021.

Abracro, Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica, solicita a inclusão dos Monitores de Pesquisa Clínica no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.

Estudos clínicos são a etapa final do processo de pesquisa e desenvolvimento de vacinas, medicamentos e outras tecnologias médicas. A realização de novos estudos clínicos e a continuidade daqueles em andamento em todas as áreas terapêuticas é fundamental para que eficácia e segurança das inovações sejam validadas e possam chegar à população. O atraso ou cancelamento de estudos clínicos potencializam a sobrecarga nos sistemas de saúde, quer sejam privados ou público. A Pesquisa Clínica é especialmente importante no período de pandemia, onde há foco e urgência na busca de vacinas e tratamentos contra Covid-19, mas que não pode deixar de atender as necessidades de participantes de estudos de outras especialidades médicas, tais como oncologia, cardiologia e outras.

Dentro da complexa cadeia de profissionais envolvidos na realização de estudos clínicos, os Monitores de Pesquisa Clínica são os profissionais da linha de frente.

Os Monitores de Pesquisa Clínica são profissionais designados pelos patrocinadores dos estudos e são responsáveis pelo suporte à implementação de estudos clínicos nas Instituições de saúde, tendo dentre suas múltiplas responsabilidades o processo de verificação e validação dos dados coletados durante estes estudos. As principais atividades deste profissional ocorrem em visitas presenciais aos centros de pesquisa, que por sua vez, são estabelecimentos de saúde (hospitais, clínicas, entre outros). Mesmo com o uso de ferramentas tecnológicas avançadas, as visitas presenciais ainda são obrigatórias. Nos centros de pesquisa os Monitores passam horas em ambiente de alto risco à contaminação, especialmente na condução de estudos relacionados aos tratamentos e vacinas para a Covid-19. Dentro do processo de monitoria de um estudo clínico, há contato direto entre profissionais de saúde das instituições participantes dos estudos e monitores, circulação por ambientes de alto risco à Covid-19, incluindo transporte coletivo, principalmente o aéreo, e manipulação de documentos físicos, que já passaram pelas mãos da equipe do centro de estudo ou mesmo até pelas mãos dos participantes do estudo.

Desta forma, a Abracro entende que os Monitores de Pesquisa Clínica devem ser parte do grupo prioritário que considera profissionais da saúde, em âmbito nacional, nos programas de imunização contra a Covid-19.