Matéria Estadão: Desafio Humano da Vacina | ABRACRO

O jornal O Estado de S Paulo publicou em sua edição de 10 de agosto de 2020 matéria destacando que 9 mil brasileiros se inscreveram como voluntários para participar de estudo com a vacina contra Covid-19 que está em desenvolvimento pela Universidade de Oxford. No estudo proposto, classificado como estudo de desafio humano, voluntários recebem a vacina em teste ou o placebo para, posteriormente, serem infectados com o vírus, o que permitiria aos cientistas observar mais rapidamente se o imunizante tem eficácia.

A questão de infectar voluntários com o vírus de uma doença que já matou mais de cem mil pessoas, apenas no Brasil, e que ainda não tem tratamento conhecido, torna ainda mais imprescindível sua análise sob aspectos éticos.

Neste contexto, Juliana Santoro, Diretora Educacional da Abracro, destacou que “por mais que, neste momento, a gente queira que os processos regulatórios sejam acelerados, temos de considerar que estamos lidando com um ser humano e é necessário um tempo para ver a resposta dessas pessoas e se elas não terão nenhum efeito a longo prazo”.

Recentemente a Abracro divulgou texto sobre a importância da Ética em Pesquisa Clínica. O objetivo do texto foi destacar que a proteção e manutenção dos direitos e a segurança dos sujeitos participantes da pesquisa clínica sejam assegurados, mesmo em situações extremas, como em uma pandemia.

Acesse a matéria de O Estado de S Paulo diretamente no site do jornal em https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,desafio-humano-da-vacina-leva-9-mil-brasileiros-a-inscricao-como-voluntarios,70003393592.amp (login e senha podem ser necessários para a leitura da íntegra da matéria).

Deixe uma resposta