Como funciona para o médico | ABRACRO

O médico que participa de uma pesquisa clínica agrega muito valor e conhecimento à sua carreira. Toda pesquisa traz uma inovação e acompanhar de tão perto esse processo pode torná-lo um especialista e até dar força à carreira acadêmica.

Ao tornar-se um especialista em estudos clínicos, o médico passa a ser uma referência no assunto. Os treinamentos dos quais ele participa são excelentes oportunidades de conhecer mais profundamente a ciência e as metodologias da pesquisa clínica.

Essa bagagem adicional no currículo gera mais oportunidades de trabalho e de valorização profissional.

Além disso, o médico ganha maior visibilidade por estar exposto a padrões de qualidade internacionais, já que há estudos que são realizados em diversos países.

Mas a motivação não são apenas os ganhos na carreira. Acompanhar o comportamento do paciente, a evolução do quadro e a sua mudança de vida é com certeza uma experiência única. Quando o medicamento passa por todas as aprovações e vai para o mercado para ser comercializado, uma população inteira é beneficiada e ganha maior qualidade de vida.

Há, porém muitas responsabilidades neste papel. O médico deve zelar pelo cumprimento de todas elas.

Deveres do médico que participa de uma pesquisa clínica

  1. Assegurar a devida proteção e respeito aos pacientes
  2. Conduzir o estudo de acordo com as normas éticas e regulatórias
  3. Garantir que cada estudo seja conduzido de acordo com o protocolo
  4. Garantir que o centro de pesquisa tenha uma equipe multidisciplinar qualificada, assim como a infraestrutura e necessária para conduzir o estudo
  5. Manter em dia todos os documentos do estudo, dados e anotações do paciente
  6. Reportar imediatamente a ocorrência de reações adversas

Como participar de uma pesquisa clínica?

O contato do médico deve ser feito diretamente com a indústria ou com a ORPC. Ele pode entrar em contato com as empresas e manifestar o seu interesse em participar dos estudos clínicos. Há uma série de requisitos que ele deverá preencher antes de ingressar.

Por meio dos sites clinicaltrials.gov e saude.gov.br/plataformabrasil o profissional pode consultar quais estudos estão em andamento e as datas de início.