Linha do tempo | ABRACRO

A Abracro foi fundada em 31 de agosto de 2005 e se estruturou para iniciar suas atividades em 2006, quando reunia um grupo pequeno de seis empresas. Elas discutiam os pontos críticos do setor e buscavam soluções junto aos órgãos reguladores. Uma instituição sem fins lucrativos, a Abracro foi ganhando espaço na Anvisa e Conep pela seriedade e ética com que atuava.

Hoje, esse reconhecimento é percebido não só pela abertura da agenda desses órgãos para pautas da associação. O trabalho da Abracro tornou-se referência a tal ponto que ela é fonte de consulta antes da divulgação de novas normas.

O crescimento da Abracro

Em 2010 a empresa passou por um importante processo de profissionalização administrativa e, em 2011, gerencial. Deu um salto de seis para 16 empresas associadas.

Ainda em 2011, a Abracro foi aos jornais e demais meios de comunicação para desmistificar a pesquisa clínica no Brasil. Conseguiu imprimir na população o que é de fato a pesquisa clínica, seus trâmites e conceitos, seus benefícios. Mas, principalmente, colocou um ponto final na insegurança e mostrou a rigidez das regras e processos que protegem o voluntário que se prontifica a participar de uma pesquisa.

No mesmo ano, lançou para o mercado o painel de experts “Garantia de Acesso a Medicamentos Pós-Estudos Clínicos”. A publicação (nas versões português, inglês e espanhol), contém a opinião de profissionais e entidades envolvidos com a pesquisa clínica sobre os diversos pontos dessa discussão.

Prêmio Abracro: um marco

Em 2013, a Abracro realizou a primeira edição do Prêmio Abracro. Essa iniciativa visa estimular a pesquisa clínica, revelar novos métodos e promover os profissionais da área. O prêmio reconhece os trabalhos mais inovadores. Desde então, três edições já foram realizadas.

Mais uma ação para promover o diálogo com o governo e a sociedade sobre pesquisa clínica no Brasil. Em 2014, a Abracro torna-se membro-fundador da Aliança Pesquisa Clínica, um movimento criado em conjunto com diversos segmentos públicos e privados da ciência e da inovação.

Abracro-Analytics

De 2016 a 2019, a Abracro investiu em tecnologia e lançou duas importantes ferramentas. O site Abracro-Analytics é dedicado aos prazos regulatórios para análise de estudos clínicos, entre outras informações relevantes do setor. O acesso é livre a qualquer usuário. Outra plataforma foi o centrosdepesquisaclinica.org.br, um portal de todos os Centros de Pesquisa Clínica do Brasil.

Em 2017, entrou para o Grupo de Pesquisa Clínica do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer. Também iniciou a realização de workshops, como o DDCM – Um pacote completo e o 1º Workshop Multidisciplinar de Pesquisa Clínica.

Diretoria Executiva

Gestão 2018-2020
Rodrigo Guimarães – Iqvia – Diretor Presidente
Paulo Fernandes – Iqvia – Diretor Vice-Presidente
Francisco Sanches – Icon – Diretor Tesoureiro
Ana Elisa Muller – PPD – Diretora Institucional
Lisa Palla Tavolaro – Fisher Clinical Service – Diretora Secretária
(Roberta Perrela – PPD – Diretora Secretária – por 2 meses)

Gestão 2016-2018
José Emilio – QuintilesIMS – Diretor Presidente
Rodrigo Guimarães – QuintilesIMS – Diretor Vice-Presidente
Francisco Sanches – Icon – Diretor Tesoureiro
Paulo Fernandes – Covance – Diretor Secretário

Gestão 2014-2016
Ana Paula Ruenis – Activa-CRO – Diretora Presidente
Vitor Harada – QuintilesIMS – Diretor Vice-Presidente
Anna Paula Más – PPD – Diretora Tesoureira
José Emilio – QuintilesIMS – Diretor Secretário

Gestão 2012-2014
Daniel Lang – PPD – Diretor Presidente
Vitor Harada – Icon – Diretor Vice-Presidente
Ariye Sidi – PPD – Diretor Tesoureiro
Marisa Sanvito – Quintiles – Diretora Secretária

Gestão 2008-2012
Vitor Harada – Icon – Diretor Presidente
Charles Schmidt – PRA – Diretor Vice-Presidente

Gestão 2005-2008
Charles Schmidt – PRA – Diretor Presidente
Claudio C. Ortega – Intrials – Diretor Vice-Presidente
Eduardo Forléo – GEAP – Diretor Tesoureiro
Daniela Januário – Eurotrials – Diretora Secretária