Como participar

Toda instituição que deseja realizar pesquisas envolvendo seres humanos deve constituir um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), um colegiado interdisciplinar e independente criado para contribuir no desenvolvimento do estudo dentro de padrões éticos.

O CEP deve ser registrado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), responsável pela aprovação do registro do comitê. A cada três anos deve ser solicitada a renovação do registro.

Além de registro no CONEP, para participar de uma pesquisa clínica é importante que a instituição possua estrutura adequada, pessoal com conhecimento da International Conference on Harmonisation of Technical Requirements for Registration of Pharmaceuticals for Human Use (ICH) - acordo internacional de regulamentações de pesquisas clínicas - e das Boas Práticas Clínicas - Good Clinical Practices (GCP), padrões de qualidade científica e ética internacional para o desenho, condução, registro e relato de estudos que envolvam a participação de seres humanos.

É também preciso que a instituição disponha médicos e equipe com experiência anterior em pesquisa, laboratório certificado e serviço de imagens de bom padrão.