Notícias

A ABRACRO participou na última terça-feira dia 18/10/2016 do “Fórum de Pesquisa Clínica, competitividade internacional e desafios” promovido pelo Ministério da Saúde.

Estiveram presentes no Evento nossa diretoria representada pelo J Emilio Neto (Diretor Presidente), Paulo Fernandes (Diretor Secretário), Francisco Sanchez (Diretor Regulatório/tesoureiro) e Liana Gabrielli (Coordenadora da Comissão Regulatória).

O evento foi extremamente bem organizado. Os participantes levaram sua visão do atual cenário da Pesquisa Clínica no Brasil e seus desafios.  As reflexões de amplo espectro englobaram todas as fases de desenvolvimento (Pré-Clinico e Clínico) assim com todos os setores (Academia, órgãos reguladores, investigadores, associações e empresas privadas) e servirão como base para um plano de ação para o futuro. O principal objetivo do evento era produzir uma rica discussão para que um relatório executivo oficial fosse criado com ações a serem tomadas para promover a Pesquisa Clínica no Brasil pelo Ministério da Saúde.

O resultado mais importante foi definitivamente a visão comum da importância de que a Pesquisa clínica seja tratada como um ponto estratégico dentro de todo o plano de desenvolvimento de saúde do país, capaz de contribuir de forma efetiva para o avanço da ciência e para a melhoria da qualidade de vida da população. Com isso esperamos que o Brasil possa progredir e aproveitar sua enorme potencialidade na área da Pesquisa Clínica, dado que ainda temos muito a nos desenvolver considerando o tamanho da nossa população quando nos comparamos com países de mesma categoria.

O Brasil sempre foi reconhecido por sua excelência na condução dos estudos clínicos, entretanto ainda temos que trabalhar numa continua melhora de processos e discutir de forma colaborativa como lidar com temas com os quais ainda não estamos alinhados internacionalmente e  que nos deixam de fora de muitas pesquisas clínicas além de seguir com uma continua redução dos tempos regulatórios

A presença e fala do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, mostrando o empenho do Ministério da Saúde em ter Pesquisa Clínica como parte da agenda estratégica do país foi muito motivadora, e nos dá esperança de que em breve poderemos dar alguns passos importantes na direção de um sistema regulatório e político moderno.

Fotos do evento