A ABRACRO, Associação das Organizações Representativas de Pesquisa Clínica (ORPCs) estabelecidas no Brasil, e suas associadas contribuem para o aperfeiçoamento dos processos regulatórios de pesquisa clínica no país, e estimulam o desenvolvimento de atividades científicas e de inovação ligadas ao setor de saúde e comprometem-se, na condução de suas atividades, a manter os seguintes princípios:

1. As Associadas estão dedicadas à proteção e manutenção dos direitos e à segurança dos sujeitos participantes da pesquisa clínica.

2. As Associadas respeitam a confidencialidade das informações obtidas dos sujeitos de pesquisa clínica.

3. As Associadas realizam seus serviços com precisão e objetividade para garantir a segurança dos sujeitos de pesquisa e a integridade dos seus dados.

4. As Associadas aderem a todas as normas e regulamentação vigentes, nacionais e internacionais, na condução da pesquisa clínica.

5. As Associadas monitoram freqüentemente as alterações nas normas e regulamentação e adaptam seus procedimentos para assegurar o cumprimento das mesmas na condução de pesquisas clínicas.

6. A ABRACRO e suas Associadas expandem o conhecimento das boas práticas clínicas por meio de iniciativas educacionais apropriadas.

7. A ABRACRO garante uma postura neutra e sem discriminação quanto aos assuntos que envolvam os interesses de suas Associadas.

8. As Associadas se comprometem a agir com honestidade e respeito, aderindo às boas práticas de governança corporativa, regidas pela transparência, tratamento igualitário e responsabilidade, inclusive na busca de funcionários que deve sempre ocorrer dentro dos padrões da ética. Ficam terminantemente proibidas atitudes contrárias a estes padrões. Estas práticas também são válidas para as empresas terceirizadas contratadas pelas Associadas.

9. As Associadas mantêm a confidencialidade das informações de propriedade de seus clientes.

10. A ABRACRO e suas Associadas rejeitam e condenam qualquer forma de suborno ou de corrupção e agem com integridade em todas as situações.

Nov/2012